Recuperação das estradas vicinais em Ilhéus segue com novo cronograma

 

Várias estradas que dão acesso a povoados, distritos e demais localidades rurais que cortam o município de Ilhéus estão sendo recuperadas pela secretaria de Ações Regionais. No início deste mês (dia 6), uma frente de trabalho realizou o patrolamento da estrada de acesso ao distrito de Aritaguá. O mesmo serviço também foi iniciado, na última terça-feira (11), na Ladeira do Gringo e nos acessos para Aderno e Tibina (em direção à escola).

 

O escoamento da produção dos pequenos produtores locais, além do acesso dos estudantes à escola e das pessoas que trabalham ou buscam os mais diversos serviços no centro da cidade ou em áreas próximas são vistos pela secretaria como necessidades básicas para as pessoas que residem na zona rural, e desta forma, salienta o titular da pasta de Ações Regionais, Manoelito Puentes: “É preciso manter sempre em dia a programação de manutenção das estradas, visando beneficiar essa expressiva parcela da população de Ilhéus”.

 

Esta semana, a secretaria de Ações Regionais finalizou os serviços de patrolamento, drenagem e pavimentação na estrada do Retiro e em parte da estrada que liga Ponta da Tulha ao asfalto. Também foi realizada a construção de bueiros, para auxiliar o escoamento das águas pluviais, visando aumentar a durabilidade da estrada. Em outro trecho: de Retiro em direção a Lagoa Encantada, a melhoria na estrada já está possibilitando a passagem de ônibus escolar e de veículos em geral.

 

O trabalho de melhoria das estradas vicinais – explicou Manoelito Puentes – conta com o suporte de 20 homens e com máquinas a exemplo de patrol, pá-carregadeira, caçamba e retroescavadeira, entre outras. O ramal da Vila São João – de cima e de baixo –, em Maria Jape, também recebeu patrolamento e escascalhamento. Na localidade do Couto, a prefeitura também promoveu melhorias nas ruas do local com serviço de patrolamento e em Cururutinga o serviço realizado na estrada que dá acesso ao local foi o de encascalhamento.

 

Manuelito Puentes informou que a proposta do prefeito Newton Lima é realizar as obras de melhorias nas mais diversas estradas vicinais de Ilhéus. O problema é a falta de maquinário e equipamentos suficientes para atender aos mais de 1.100 quilômetros de estradas de todo o município. Mas apesar de todas as dificuldades, segundo ele, o município vem fazendo a sua parte e vai ampliar ainda mais os serviços, beneficiando diversas comunidades com a melhoria das estradas.

 

Ainda de acordo com informações do secretário Manoelito Puentes na próxima semana uma frente de trabalho vai iniciar a recuperação da estrada que liga a zona urbana à Sambaituba e a partir do dia 24, será a vez da estrada de acesso ao Japu.